As recomendações em relação às restantes vacinas estão dependentes das vacinações anteriores e dos respectivos períodos de validade, do risco relativo nos locais de destino e das actividades que vão ser desenvolvidas pelo viajante.
Existe actualmente uma vacina contra a cólera, de administração oral, com uma eficácia consideravelmente aumentada em relação às vacinas anteriores. Esta vacina está indicada para viajantes que se desloquem a regiões onde existem epidemias de cólera ou onde a cólera é endémica, mas com riscos de surtos epidémicos.
A recomendação das vacinas está ainda dependente de aspectos epidemiológicos no local de destino do viajante. Quando existem surtos epidémicos, torna-se necessário reajustar rapidamente as recomendações de vacinação. Epidemias como a de febre amarela que ocorreu no Brasil, em 2001, ou a de poliomielite em Angola, em 1999, obrigaram, na altura, a novas recomendações de vacinação para esses países. Essas novas recomendações são retiradas logo que normaliza a situação epidemiológica.
|