MEDICINA DE VIAGENS
Viagens e Riscos  
 
 
Doenças no mundo  
 
 
Conselhos Práticos 
  • Viajar em família
• Farmácia de viagem
• Seguros de doença

 
Em Foco  
  • Artigos

 
DOENÇAS NO MUNDO
   
 
     
Doenças do ar
 

Particularidades do transporte aéreo
O avião é o principal meio de transporte utilizado pelos viajantes. Voar não é uma actividade isenta de riscos. Os efeitos fisiológicos do voo comercial pressurizado incluem: hipoxia, hiperventilação, expansão de gases, desidratação, enjoo, problemas que podem surgir relacionados com o ouvido e seios perinasais, e tromboses venosas profundas, como consequência da situação de pouca mobilidade a que os passageiros estão sujeitos.

Problemas comuns:

Alterações na pressão atmosférica
Os problemas podem ser agravados quando um avião perde a pressão da cabina ou quando esta não está pressurizada.

Diminuição do oxigénio
A pressão relativamente baixa do ar no interior do avião também causa problemas devido aos seus efeitos sobre os valores de oxigénio. Os valores baixos de oxigénio são problemáticos para quem sofre de doenças pulmonares graves, insuficiência cardíaca, anemia, angina grave ou outras doenças cardíacas congénitas.

Turbulências

As turbulências podem provocar enjoo ou lesões. Para evitar lesões, os passageiros deverão manter os cintos de segurança apertados enquanto estão sentados.



Desfasamento de horário (jet lag)

O jet-lag diz respeito a um conjunto de sintomas físicos e psicológicos associados à travessia rápida de mais de quatro fusos horários.
Em termos fisiopatológicos, o jet-lag resulta da perturbação do ritmo circadiano e dos mecanismos fisiológicos do seu controlo. Os efeitos são directamente proporcionais ao número de horas de viagem e a resolução do quadro clínico necessita sempre de mais tempo do que o correspondente ao período de voo. Outros ciclos, como o excretor urinário e intestinal, necessitam de mais tempo para a completa normalização (entre 3 e 18 dias).

Stresse psicológico
O medo de voar e a claustrofobia podem provocar angústia e transtornar os viajantes.

 
     
   
  Notícias