MEDICINA DE VIAGENS
Viagens e Riscos  
 
 
Doenças no mundo  
 
 
Conselhos Práticos 
  • Viajar em família
• Farmácia de viagem
• Seguros de doença

 
Em Foco  
  • Artigos

 
DOENÇAS NO MUNDO
   
 
     
Aventura
 

Aventura em férias
Para além dos problemas relacionados com possível transmissão de doenças existentes nos locais de destino, os viajantes têm de ter em conta que outros problemas podem advir das actividades praticadas, especialmente quando estas são de aventura.

Altitude
Os viajantes que pretenderem deslocar-se a zonas em altitude estão sujeitos a problemas físicos que podem ser potencialmente graves. O factor de maior importância é a velocidade da subida. Uma ascensão rápida, sobretudo a partir dos 3000 metros, pode levar ao aparecimento de quadros de mal de altitude, uma síndrome que, na sua forma benigna pode caracterizar-se por cefaleias associadas ou não a dor torácica, náuseas, vómitos, entre outros, e que pode evoluir para formas graves que incluem edema cerebral e/ou edema pulmonar.

Mergulho
O mergulho é uma actividade cada vez mais praticada pelos viajantes, sobretudo os que frequentam áreas turísticas junto ao mar. Para além dos riscos relacionados com os acidentes durante o mergulho, quer relacionados com a flora ou a fauna do local, quer devido a elementos físicos perigosos, existem os riscos potencialmente mais graves relacionados com a descompressão. Os viajantes que possam eventualmente fazer mergulho em profundidade exigindo períodos de descompressão na subida, devem ser avisados sobre a contra-indicação absoluta de voar nas 24 horas após o mergulho.

Outras
Qualquer viagem que implique o contacto com um ambiente diferente do habitual deve ser devidamente preparada. Mudamos de ambiente quando nos defrontamos com um clima diferente, um ecossistema desconhecido e alguma realidade que não dominados. Assim, seja uma viagem no interior da Amazónia, um cruzeiro no Pólo Sul, um passeio de Jipe no deserto ou trekking nos Alpes, é importante ter em conta que todas as viagens têm riscos. O corpo humano tem uma grande capacidade de adaptação mas é ponto assente que essa adaptação se pode facilitar, reduzindo tempo e sacrifícios físicos mais ou menos exigentes. É mesmo verdade que mais vale prevenir.


 
  Notícias